Principais causas da tontura
1. Labirintite
Sabe aquela sensação que está tudo ao seu redor rodando (vertigem)? Pois é, geralmente esse tipo de sintoma indica a labirintite, o nome popular dado aos transtornos do labirinto, uma estrutura interna do ouvido composta pela cóclea, pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares. Problemas ali podem causar tontura e quedas, além de afetar a audição.
2. Uso de remédios
Medicamentos como como Diazepam, Clonazepam, Fernobarbital, Fenitoína e Metoclopramida, por exemplo, podem afetar o equilíbrio. Converse com o seu médico caso faça uso de alguma medicação e sinta falta de equilíbrio.
3. Alterações da visão
Catarata, glaucoma, miopia ou hipermetropia também podem causar sensação de perda de equilíbrio.
4. Doenças neurológicas
Parkinson, AVC, tumor cerebral ou Alzheimer, por exemplo; são condições que podem ocasionar perda de equilíbrio. Pancada na cabeça, que pode causar lesões temporárias ou permanentes na região cerebral que regula o equilíbrio;
5. Queda de pressão
Essa tontura é chamada de pré-sincope ou hipotensão ortostática: surge quando a pressão cai e o sangue não é bombeado adequadamente, causando a sensação de desmaio ou de escurecimento e surgimento de pontos brilhantes na visão.
Anemia e hipoglicemia, apesar de não causarem queda da pressão, alteram a capacidade do sangue levar oxigênio e nutrientes e podem causar a sensação de tontura.
6. Ansiedade
Isso mesmo: depressão e ansiedade podem causar episódios de tontura, geralmente acompanhada de falta de ar, tremores e formigamento nas extremidades.