Tontura o que fazer

Otites no verão: o que você precisa saber
26 de novembro de 2021
Amígdalas: quando a cirurgia para sua remoção é indicada?
11 de janeiro de 2022

Tontura o que fazer

Tontura o que fazer

O que fazer em casos de tontura

Saiba o que fazer e veja a diferença entre tontura e vertigem

O que é tontura

A tontura não é uma doença em si, mas sim um sintoma de que alguma alteração no organismo. Nem sempre indica uma doença mais grave, mas quando torna-se crônica deve ser investigada pelo seu médico.

Na maioria das vezes ela é consequência de uma condição conhecida como labirintite, mas também pode ter outras causas, tais como alterações no equilíbrio, na função do coração ou efeito colateral de algum remédio.

Se a tontura for muito forte se prolongar por mais de 1 hora é recomendado ir ao pronto socorro para avaliação.

Diferença tortura e vertigem

Percebo que persiste uma confusão entre tontura e vertigem (na verdade, muitos acreditam que "vertigem" é o termo médico da tontura...). São distintos e saber as diferenças ajuda você a relatar o que está sentindo ao seu médico.

A tontura é caracterizada por uma sensação de desequilíbrio corporal. Já em episódios de vertigem tem-se a sensação do rotatória, ou seja, pela sensação de que o ambiente está se movendo ao seu redor.

Principais causas da tontura

1. Labirintite
Sabe aquela sensação que está tudo ao seu redor rodando (vertigem)? Pois é, geralmente esse tipo de sintoma indica a labirintite, o nome popular dado aos transtornos do labirinto, uma estrutura interna do ouvido composta pela cóclea, pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares. Problemas ali podem causar tontura e quedas, além de afetar a audição.

2. Uso de remédios
Medicamentos como como Diazepam, Clonazepam, Fernobarbital, Fenitoína e Metoclopramida, por exemplo, podem afetar o equilíbrio. Converse com o seu médico caso faça uso de alguma medicação e sinta falta de equilíbrio.

3. Alterações da visão
Catarata, glaucoma, miopia ou hipermetropia também podem causar sensação de perda de equilíbrio.

4. Doenças neurológicas
Parkinson, AVC, tumor cerebral ou Alzheimer, por exemplo; são condições que podem ocasionar perda de equilíbrio. Pancada na cabeça, que pode causar lesões temporárias ou permanentes na região cerebral que regula o equilíbrio;

5. Queda de pressão
Essa tontura é chamada de pré-sincope ou hipotensão ortostática: surge quando a pressão cai e o sangue não é bombeado adequadamente, causando a sensação de desmaio ou de escurecimento e surgimento de pontos brilhantes na visão.

Anemia e hipoglicemia, apesar de não causarem queda da pressão, alteram a capacidade do sangue levar oxigênio e nutrientes e podem causar a sensação de tontura.

6. Ansiedade
Isso mesmo: depressão e ansiedade podem causar episódios de tontura, geralmente acompanhada de falta de ar, tremores e formigamento nas extremidades.

O que fazer em caso de tontura

Na maior parte das vezes essa sensação não está relacionada a condições mais graves, como ficar muito tempo sem comer, e passa rápido. Porém, quando a tontura persiste é importante avaliar com o especialista. Abaixo, listo algumas dicas que podem ajudar a minimizar tontura quando ela não é consequência de algo mais grave.

1. Saia de locais fechados
A tontura pode ser decorrente do calor excessivo e sensação de claustrofobia, que leva à dilatação dos vasos sanguíneos e causa a queda da pressão arterial. Nesses casos, dirigir-se à um local arejado ajuda a resolver o problema.

2. Coma algo salgado
O sódio promove a retenção de líquidos no organismo, o que em consequência aumenta o volume circulante nos vasos sanguíneos e provoca uma elevação na pressão arterial, combatendo a tontura.

3. Coma doce também
A tontura pode ser consequência de queda das taxas de glicose no sangue (hipoglicemia). Nesses casos, a ingestão de doce pode ajudar a aliviar o sintoma.

4. Beba água
Isso aumenta o volume dos líquidos circulantes na corrente sanguínea, o que eleva a pressão arterial e ajuda a combater a tontura. Nos casos de náuseas ou enjoos, no entanto, não é indicado beber muita água.

Tratamento

Na maioria das vezes, a tontura passa após um período curto de tempo. Se isso não ocorrer, ou você sentir episódios de tontura com frequência, é indicado conversar com o seu médico.

Como frequentemente a tontura é consequência de problemas no labirinto é indicado conversar com o seu otorrino. Ele vai diagnosticar o que está causando e propor o tratamento adequado, ou indicar um outro especialista, caso identifique outros tipos de problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat