Amígdalas: quando a cirurgia para sua remoção é indicada?
11 de janeiro de 2022Síndrome de Ménière: o que você precisa saber sobre essa condição que pode causar episódios de tontura
10 de outubro de 2022
Audiometria
Saiba por que esse exame é tão importante na volta às aulas do seu filho
Por que fazer a audiometria na volta às aulas
O exame de audiometria tem como objetivo principal verificar se a audição está dentro dos limites de normalidade. Vale lembrar que a audição é a base para a nossa comunicação oral e também a base para a escrita, já que a criança quando está aprendendo a escrever, primeiramente escuta alguém falar, depois repete a palavra e só então escreve da maneira que ouviu e repetiu.
Ou seja, se a audição não está 100%, a criança pode ter o seu aprendizado comprometido, sem que se saiba a causa.
Como é feito o exame de audiometria?
O paciente é colocado em uma cabine acústica, que impede a entrada de sons ambientes e possui uma placa de vidro pela qual o examinador e o paciente ficarão em contato visual.
O paciente deve, então, colocar um fone de ouvido de alta precisão. Em seguida, o fonoaudiólogo irá emitir sons em diferentes decibéis para que o paciente sinalizar se está ouvindo e em qual ouvido o som está sendo detectado.
Como se preparar para o exame?
O exame é simples e indolor, com duração de 40 minutos, aproximadamente.
As recomendações consistem em evitar ambientes com ruídos muito altos no dia anterior e no dia do exame e, se possível, ter tido uma boa noite de sono na véspera do exame.
Além da volta às aulas, em quais outras situações esse exame é indicado?
Em qualquer situação que exija a necessidade de avaliar a capacidade auditiva, como, por exemplo, traumas, tímpano rompido, infecções, histórico familiar de perda auditiva, uso excessivo de medicamentos, entre outras.
Ele também pode ser realizado em consultas médicas ocupacionais, tanto de admissão quanto periódicas.