Caso clínico – Hipertrofia Adenoide a amigdala em criança de 13 meses de vida
26 de maio de 2021Otites no verão: o que você precisa saber
26 de novembro de 2021
Audiometria
Saiba quando esse exame é indicado
O que é audiometria?
A audiometria é o exame utilizado para avaliação da audição, identificando sua capacidade para ouvir e interpretar sons. Trata-se de procedimento indolor que deve ser realizado por fonoaudiólogo ou médico, em cabine acústica.
Esse exame é fundamental pois permite ao especialista identificar possíveis alterações auditivas, ajudando-o a indicar as medidas preventivas ou tratamentos mais adequadas para cada caso.
Indicações da audiometria?
De forma geral podemos dizer que esse exame é indicado quem tem qualquer tipo de dificuldade ou desconforto na audição, como pacientes com suspeita de perda auditiva ou que sofrem traumas (tímpano rompido, infecções no ouvido ou exposição excessiva a ruídos muito altos).
Quem possui histórico familiar de perda auditiva também tem indicação para realizar essa exame.
Outra indicação de rotina é para crianças em idade escolar - a partir dos 3 anos - além dos casos de atraso ou trocas na fala.
É importante destacar que pode ser mais difícil do que parece a auto percepção de problemas auditivos, por isso é recomendável que essa avaliação de acordo com a avaliação de seu otorrino.
Tipos de audiometria?
Audiometria tonal
Avalia a capacidade auditiva em relação a sons emitidos em diversas frequências. Pode ser realizado por via aérea comum ou por via óssea.
Audiometria vocal
Avalia a capacidade para entender a fala humana: o examinador emite sons orais para que paciente demonstre sua percepção e compreensão da fala.
Audiometria infantil condicionada
É comumente realizada em crianças de cerca de 4 anos. É dada maior atenção as diversas reações da criança durante o exame. Ao perceber os sons ela deve fazer uma tarefa lúdica previamente combinada com o profissional, como encaixar uma peça a um brinquedo.
Audiometria comportamental
Esse é feito com crianças menores, até 2 anos: o profissional observa o comportamento da criança diante ao estímulo sonoro. Para avaliação utiliza-se instrumentos musicais e sons da fala.
Preparo do exame
Não precisa de nenhum preparo específico: o exame é simples, indolor e com duração de 40 minutos, aproximadamente.
Sempre que possível, no entanto, é sugerido que o paciente tenha uma boa noite de sono no dia anterior e evite exposição a ambientes com muito barulho no dia do exame, para que os resultados sejam mais fidedignos.
Considerações finais
A consulta regular com o otorrino, mesmo sem sinais aparentes de problemas auditivos, é importante pois ajuda a identificar precocemente possíveis alterações na capacidade auditiva.
Portanto visite regularmente o seu otorrino e siga as instruções dele quanto à realização de exames. Lembre-se: na medicina, o diagnóstico precoce sempre favorece o prognóstico.