Muitas pessoas vivem com o nariz entupido, sofrem com a sinusite de repetição, e têm um sono de péssima qualidade. Tratamentos clínicos podem até melhorar tais incômodos, mas, na maioria dos casos, só é possível eliminar os sintomas quando o paciente realiza a chamada septoplastia (cirurgia de desvio de septo).
Ela tem por objetivo corrigir a tortuosidade do septo, ou seja, melhorar a deformação que impacta diretamente na respiração do paciente. Tanto homens quanto mulheres são acometidos por essa alteração, sendo que essa correção pode ser feita pelo otorrinolaringologista.
Em muitos casos, a correção é feita associada à cirurgia plástica estética no nariz, a famosa rinoplastia.
Mas você pode me perguntar: o que causa o desvio de septo? Essa deformidade na parede interna do nariz — que separa as duas cavidades —, pode ser uma condição desde o seu nascimento ou alguma lesão sofrida na região.
O procedimento não tem função estética como a rinoplastia, porém dependendo da região em que o desvio estiver, poderá ocorrer melhora visual do nariz;
Menos complexa que a rinoplastia, a cirurgia é feita, geralmente, por vídeo. Não exige anestesia geral, apenas sedação e anestesia local;
O paciente é liberado no mesmo dia (ou, no máximo, 24 horas após o procedimento), e fica hospitalizado apenas para observação. O procedimento não deixa cicatriz, já que a pele não precisa ser descolada, como acontece na cirurgia plástica de nariz.
O procedimento leva, em média, 90 minutos e o paciente é liberado para a voltar a sua rotina de forma total após 30 dias.
Vale ressaltar que a cirurgia feita por atletas/profissionais do esporte impactam na melhoria do condicionamento físico e nos resultados nas competições, ou seja, no seu rendimento.
Procure um otorrinolaringologista capaz de identificar o problema e garanta uma cirurgia eficiente e reparadora.
Agende uma consulta: 21. 3400 7395 21. 99778 6995 21. 98904 5629