A SAOS ( Síndrome da apnéia obstrutiva do sono) é uma condição clinica caracterizada pela obstrução da via aérea superior, que pode ser causada por obesidade, aumento das amígdalas palatinas e linguais, lingua, entre outros, ocasionando pausas respiratórias repetitivas que podem causar ou agravar doenças sistêmicas já existentes.
O uso do CPAP é considerado o ” padrão ouro ” para tratamento de SAOS , evitando o ronco e apnéia. Consiste em uma pressão positiva aplicada nas vias aéreas superiores durante o sono, através de uma máscara. Atua dentro de uma escala de pressão que vai de 4 a 20 cmh2o, sempre estipulada pelo médico.
O CPAP possui um mecanismo intrínseco que permite aspirar o ar do meio ambiente, filtrá-lo e envia-lo ao pulmão permitindo a oxigenação adequada de todo o corpo principalmente durante o sono.
Para uma boa adaptação do paciente ao aparelho de CPAP faz-se necessário orientar o paciente para melhor escolha do modelo ideal para cada face, sendo adequado um acompanhamento periódico com o médico para melhor adequação do tratamento.
Procure um especialista Otorrinolaringologista para auxiliá-lo no melhor tratamento.
Luana Vanessa Rigo Vaz – Fisioterapeuta